Acervo de livros

O acervo de livros da Biblioteca conta hoje com títulos e exemplares, conforme especificado na tabela a seguir, segundo as áreas do conhecimento:

LIVROS
TÍTULOS
EXEMPLARES
Ciências Exatas e da Terra
26
423
Ciências Sociais Aplicadas
269
3053
Ciências Humanas
46
382
Linguística, Letras e Artes
12
144
TOTAL GERAL
353
4002

Acervo de periódicos impressos

O acervo de periódicos possui atualmente 9 assinaturas correntes e 6 assinaturas não correntes totalizando 15 periódicos e 260 fascículos como demonstra a tabela abaixo, segundo os título e áreas do conhecimento.

LIVROS
TÍTULOS
EXEMPLARES
Ciências Exatas e da Terra
1
34
Ciências Sociais Aplicadas
11
164
Ciências Humanas
2
3
Outros
1
59
TOTAL GERAL
15
260

Periódicos on-line (Licenciados - gratuitos)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concedeu ao Mackenzie, em 2008, o acesso livre e gratuito ao Portal de Periódicos, uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Está disponível via internet o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, aos alunos de cursos presenciais e na modalidade a distância.

Livros eletrônicos (Plataformas assinadas)

BIBLIOTECA VIRTUAL CENGAGE - Oferece o título Hiperpublicidade que atende ao curso de Publicidade e Propaganda. A obra é dividida em dois volumes, contempla diversos aspectos da Comunicação Social e tem como objetivo ser uma leitura de referência aos alunos de graduação. Com uma abordagem contemporânea e interdisciplinar, são discutidos diversos temas, desde a história da publicidade brasileira até as contribuições da antropologia e da psicanálise para o entendimento das relações de consumo. A plataforma permite o empréstimo rápido ou leitura on-line, impressão de 20 páginas por e-book, por aluno ao mês e possibilita fazer anotações e marcações no texto dos livros.

BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0 - Pearson - oferece mais de 4.450 títulos e é formada pelas editoras Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley e as editoras parceiras: Ibpex/Intersaberes, Manole, Contexto, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Ática, Scipione, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Grupo Editorial, Interciência, Autêntica, Vozes e Freitas Bastos. Utilizando qualquer computador, tablet ou smartphone, o usuário poderá consultar, fazer anotações, selecionar livros favoritos e imprimir até 50% do conteúdo do livro com valores inferiores ao de uma fotocópia. Esse valor é repassado aos autores, o que garante o cumprimento da Lei de Direitos Autorais. Para aquisição de livros impressos, a comunidade mackenzista tem desconto de até 40%.

EBSCO eBook Collection - Oferece acesso a 34 livros eletrônicos nas áreas de Tecnologia e Engenharia de Materiais, de editores renomados como, Elsevier, Taylor & Francis, ASM International, Rapra Technology, Wiley, Springer, entre outros.

IEEE Xplore Digital Library - Institute of Electrical and Electronics Engineers, é composta por mais de 700 títulos editados no período de 1974 até 2012, com acréscimo de novos títulos a serem publicados entre 2013 e 2015, em Engenharia, Tecnologia e Ciências da Computação, com ênfase nas áreas de Elétrica e Eletrônica

MINHA BIBLIOTECA - BIBLIOTECA DIGITAL - oferece mais de 7.880 títulos e é formada pelo consórcio das quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil: Grupo A, Atlas, Grupo GEN e Saraiva. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade. Ainda oferece cerca de 750 obras das editoras convidadas: Cengage, Cortez, Grupo Autêntica e Zahar. Cada usuário possui uma conta individual no sistema, preservando suas marcações e anotações. Dispõe de link que referencia suas citações diretas e permite imprimir parte do conteúdo.

ProQuest Ebook Central - Oferece acesso a 12 livros eletrônicos nas áreas de Engenharias, Tecnologia, Ciências e Química, de editores renomados como: Elsevier, John Wiley & Sons, Course Technology, CRC Press, entre outros.

RT - Base de dados de pesquisa jurídica da Editora Revista dos Tribunais/Thomson Reuters que reúne: doutrina, jurisprudência, legislação, súmulas, notícias e outros conteúdos da área de Direito. É hoje, sem dúvida, a mais completa e poderosa base de pesquisa jurídica no âmbito nacional. A combinação de um século de conteúdo e qualidade editorial da editora Revista dos tribunais com a tecnologia inovadora da Thomson Reuters, companhia líder mundial no fornecimento de informação inteligente para negócios e profissionais, resultou na Revista dos Tribunais onLine®, a melhor e mais completa solução de pesquisa jurídica digital. Mais de 1.000.000 de relacionamentos entre doutrina, legislação e jurisprudência, com várias ferramentas que facilitam o cotidiano dos alunos, professores e bibliotecários.

Bases de Dados (assinadas)

ATLA religion database with ATLA serials - Base de dados com acesso aos textos completos de 1,3 milhões de registros bibliográficos nas áreas de Religião, Teologia, História e Humanidades desde 1949.

Business Source Complete - Base de dados com indexação cumulativa contendo resumos e textos completos periódicos científicos, nas áreas de Administração, Negócios, Economia, Contabilidade, Finanças e Relações Internacionais, além de relatórios econômicos de países, perfis e informações financeiras de empresas do mundo todo, entre os quais destacam-se: Harvard Business Review, Brookings Papers on Economic Activity, Academy of Management Review, Journal of Financial & Quantitative Analysis, Journal of Accounting, Auditing & Finance, Journal of Management Studies, Academy of Management Review, Journal of Marketing Management, Journal of International Marketing, entre outros.

EconLit - Acesso ao texto completo de mais de 600 publicações, nas áreas de Economia, Negócios, Finanças Públicas e Indústria incluindo artigos de periódicos, livros e dissertações. Algumas coleções estão disponíveis a partir de 1969.

Fuente Academica - Coleção de 200 títulos de periódicos acadêmicos, com texto completo, publicados por editores latino-americanos e espanhóis, nas áreas de Negócios, Economia, Ciências Médicas, Ciências Políticas, Direito, Ciência da Computação, Biblioteconomia, Literatura, Lingüística, História, Filosofia e Teologia, entre os quais destacam-se os seguintes: Revista de Arquitectura, Estudios sobre Educación, Revista de Estudios Hispanicos, Comunicación y Sociedad, Revista de Ciência Política, Revista História, Psicologia: teoria e prática, entre outros.

GreenFile - Acesso ao texto completo de títulos de periódicos científicos, governamentais e de interesse geral provenientes de estudos e pesquisas sobre o meio ambiente e suas inter-relações com outras áreas do conhecimento tais como: Agricultura, Educação, Direito, Saúde e Tecnologia; além de tópicos referentes à mudança climática no mundo, poluição, agricultura sustentável, energia renovável e reciclagem.

JSTOR - Coleção retrospectiva abrangendo 47 títulos de periódicos, com acesso ao texto completo, nas áreas de Economia, Administração, Marketing, Finanças, Contabilidade, Estatística e Recursos Humanos.

LAN-Latin American Newsstand - Base com acesso às informações completas, em espanhol e português provenientes de títulos de jornais de Porto Rico e países latino-americanos incluindo o México, a Argentina e o Brasil, entre os quais destacam-se: El Universal (jornal mais vendido no território do México) El Nacional (Venezuela); La Nación (Argentina); El Mercurio (Chile), Valor Econômico, Gazeta Mercantil (Brasil) e Portafolio (Colômbia). Apresenta ainda revistas regionais e serviços via cabo que incluem a revista online, especializada em finanças, Noticias Financeiras; análises de mercado e tendências econômicas regionais de InfoAmericas; a agência de notícias IPS-Inter Press Service; o boletim semanal de notícias de tecnologia EL Reporte Delta; e Business Wire Latin America.

ProQuest ABI / INFORM complete - Base de dados com acesso aos textos completos, resumos e estudos de casos nas áreas de Administração, Economia, Contabilidade e correlatas, além de possibilitar uma cobertura detalhada sobre assuntos empresariais, tendências de mercado, estratégias, recursos humanos e processos corporativos.

ProQuest Dissertation & Thesis Full Text - Oferece acesso a mais de 2,7 milhões de dissertações e teses defendidas em universidades norte-americanas e internacionais, das quais 1,2 milhão estão disponíveis na íntegra. Abrange as áreas de Comunicação, Artes, Educação, Línguas, Literatura, Linguística, Filosofia, Religião, Teologia, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Ciências da Terra e do Meio Ambiente, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Psicologia. Os registros de dissertações e teses encontram-se disponíveis a partir de 1861.

ProQuest Entrepreneurship - Apresenta informações sobre a teoria do empreendedorismo, incluindo fatos e resultados de sucesso prático. Além das fontes de informações tradicionais, a base possui recursos tais como: videoclipes, planos de iniciação de projetos, estudos de casos, documentação legal, anais de conferência, teses e dissertações em texto completo. Indicada para profissionais dos mais variados mercados, além de pesquisadores, professores e estudantes de diversas áreas de pesquisa.

ProQuest Religion - Trata-se de um compêndio de publicações periódicas da área religiosa, filosófica e teológica, contendo aproximadamente 120 títulos, dos quais mais de 100 em texto completo. Com informações sobre as principais religiões do mundo, constitui uma coleção de extrema importância para a pesquisa, possuindo alguns títulos disponíveis a partir de 1986.

Regional Business News - Base de dados com acesso aos resumos e textos completos nas áreas de Administração, Negócios, Marketing, Economia e Finanças.

Religion and Philosophy - Base com informações sobre as religiões, principais denominações, estudos bíblicos, História da Religião, Epistemologia, Filosofia Política, História da Filosofia, Filosofia Moral entre outras. Oferece texto integral de mais de 300 títulos de periódicos, muitos deles anteriores ao ano de 1975, constituindo um recurso essencial para pesquisadores e estudantes.

RT - Base de dados de pesquisa jurídica da Editora Revista dos Tribunais/Thomson Reuters que reúne: doutrina, jurisprudência, legislação, súmulas, notícias e outros conteúdos da área de Direito. É hoje, sem dúvida, a mais completa e poderosa base de pesquisa jurídica no âmbito nacional. A combinação de um século de conteúdo e qualidade editorial da editora Revista dos tribunais com a tecnologia inovadora da Thomson Reuters, companhia líder mundial no fornecimento de informação inteligente para negócios e profissionais, resultou na Revista dos Tribunais onLine®, a melhor e mais completa solução de pesquisa jurídica digital.Mais de 1.000.000 de relacionamentos entre doutrina, legislação e jurisprudência, com várias ferramentas que facilitam o cotidiano dos alunos, professores e bibliotecários.

Banco de dados

GedWeb - Sistema multiusuário, que permite a livre navegação e impressão do conteúdo integral de Normas Técnicas, nacionais e internacionais em formato digital, adquiridas pelo Mackenzie.

ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração desenvolve um consistente trabalho que visa à promoção do ensino, da pesquisa e produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil.

LAFIS - Banco de dados que engloba cerca de 70 setores da economia brasileira, com acompanhamento sistemático. Possui análises, estudos e projeções elaborados por profissionais das áreas econômica, mercadológica e financeira, além de atualizações diárias e informações macroeconômicas do Brasil e do mundo.

Outros acervos

A Biblioteca apresenta além do seu acervo de livros e de periódicos, 1 (uma) assinatura de jornal (Correio Braziliense).

Espaço Físico para Estudos

A Biblioteca possui ambiente com cadeiras estofadas e rede wireless. Possui atualmente uma área de aproximadamente 330 m² destinada para estudos, sendo 2 (duas) salas de estudo em grupo com capacidade para 5 (cinco) pessoas cada e 1 (uma) sala de estudo em grupo com capacidade para 6 (seis), 24 (vinte e quatro) cabines de estudo individual, sendo 10 (dez) com computadores e 14 (quatorze) cabines sem computadores, uma sala de estudos de aproximadamente 60 m² com 6 (seis) mesas redondas com 3 (três) assentos cada. Totalizando 58 assentos para estudo.

A Biblioteca também possui 17 (dezessete) computadores, sendo 10 (dez) para uso dos alunos, 4 (quatro) terminais de consulta, 3 (três) no balcão de empréstimo e 1 (um) na sala da bibliotecária. A Biblioteca possui 1 (uma) impressora na sala da bibliotecária, e 2 (duas) impressoras fiscais no balcão de atendimento, 2 (dois) leitores de códigos de barras no balcão de atendimento, 1 (um) magnetizador/desmagnetizador de materiais bibliográficos no balcão de atendimentos e 1 (um) portal de segurança na entrada da biblioteca.

Horário de Funcionamento

Em 2017 a Biblioteca está funcionando de 13h às 22h para atender ao período noturno da primeira turma da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília. Durante as férias letivas, a Biblioteca funcionará apenas no período vespertino.

Pessoal Técnico-Administrativo

A bibliotecária responsável atua nos turnos de maior necessidade da comunidade acadêmica (noite) e cuida pessoalmente da política de atualização.

A Biblioteca possui 3 colaboradoras e uma voluntária:

Uma bibliotecária da Faculdade: Ariadne Armani Tobias – CRB- 1691

Uma bibliotecária do Colégio Presbiteriano Mackenzie que dedica dois períodos da semana à Biblioteca da Faculdade: Isabela Costa Fernandes – CRB- 2872

Uma bibliotecária voluntária: Adelaide Ramos e Côrte – CRB- 423

Uma assistente de biblioteca: Ana Paula de Jesus Ferreira

Serviços oferecidos

O objetivo da Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), do Instituto Presbiteriano Mackenzie, é promover a disseminação da informação para a comunidade acadêmica, atuando na transformação de cidadãos em profissionais qualificados, bem como atender à comunidade local constituída pelos estudantes, pesquisadores e demais interessados, a fim de exercer o seu papel social de democratizar o conhecimento.

Utilização do espaço

A Biblioteca poderá ser utilizada por discentes, docentes e funcionários da FPMB, assim como pela comunidade externa, com livre acesso ao acervo para consulta, salvo para serviços de empréstimo. Os discentes, docentes e funcionários, devem apresentar a identidade estudantil (TIA), ou identidade funcional (DRT), respectivamente, para a utilização dos serviços oferecidos pela Biblioteca. Na falta dos documentos indicados, deverão apresentar documento de identidade (RG). Os usuários externos deverão identificar-se no Balcão de Atendimento da Biblioteca e fornecer os dados pessoais para o devido registro.

É obrigatória a utilização do guarda-volumes durante a permanência dos usuários na Biblioteca. Não é permitido deixar bolsas, mochilas, sacolas ou outros materiais que pertencem aos usuários, fora dos armários, sobre o Balcão de Atendimento ou em qualquer outro lugar da Biblioteca. O usuário ficará sujeito ao pagamento de multa em relação à ocupação do guarda-volumes, diante das seguintes ocorrências:

I - Retirar-se da Biblioteca, ainda que temporariamente, sem a sua desocupação;

II - Não o desocupar até o fechamento da Biblioteca;

III - Ficar de posse da chave, mantendo o material guardado e ausentar-se da Biblioteca;

IV - Perder a chave;

V - Desocupar o armário e retirar-se da Biblioteca, ainda que temporariamente, sem devolver a chave.

No fim do expediente, os guarda-volumes serão abertos pelo bibliotecário, responsável pela Biblioteca. Os objetos encontrados nos guarda-volumes serão encaminhados ao Setor de Segurança da FPMB, para posterior retirada pelos proprietários, mediante o pagamento da multa correspondente.

Compete aos funcionários da Biblioteca a incumbência de fiscalizar o ingresso dos usuários e as providências de guarda dos seus pertences.

Para utilização da Biblioteca devem ser observadas as seguintes normas de convivência:

I - Respeitar os horários de funcionamento;

II - Observar a legislação vigente;

III - Manter o ambiente silencioso em todas as dependências;

IV - Não fumar, comer ou beber durante a permanência na Biblioteca;

V - Não utilizar celular ou qualquer equipamento que emita som;

VI - Não filmar ou fotografar no interior da Biblioteca, salvo com autorização prévia da Direção Geral da FPMB;

VII - Tratar com urbanidade todos os funcionários da Biblioteca, alunos e professores;

VIII - Respeitar este Regulamento e demais normas transmitidas pelos funcionários.

Para utilização das Salas de Estudo da Biblioteca devem ser observadas as seguintes normas:

I - As salas de estudo só poderão ser utilizadas por grupos, de 3 (três) a 6 (seis) integrantes, no máximo;

II - Cada grupo terá direito a 1 (um) agendamento diário, com o limite máximo de 2 (duas) horas de uso da sala, mediante agendamento prévio e apresentação do cartão TIA ou DRT;

III - Haverá tolerância máxima de até 10 (dez) minutos para a ocupação da sala, quando então o espaço será repassado a outro grupo que tenha agendamento;

IV - O usuário deverá devolver a chave ao funcionário do Balcão de Atendimento após abrir a sala;

V - O usuário poderá utilizar notebook ou assemelhado, não lhe sendo permitido conectar o aparelho a cabo de rede da Biblioteca;

VI - Durante o período de utilização da sala de estudo o grupo será passível de punição, pela prática das seguintes ações:

a. Danificar móveis e/ou deixar lixo;

b. Retirar ou adicionar cadeiras às previamente existentes;

c. Ausentar-se do local, deixando seus pertences.

Para utilização do acervo da Biblioteca devem ser observadas as seguintes normas:

I - Não danificar, sublinhar ou fazer anotações nos materiais bibliográficos;

II - Não fazer cópias desnecessárias e as não permitidas;

III - Tratar com cuidado e zelo todo o acervo da Biblioteca.

Para utilização dos computadores localizados na Biblioteca e destinados ao acesso às bases de dados on-line, em CD-ROM ou DVD's, devem ser observadas as seguintes normas:

I - O uso dos equipamentos restringe-se exclusivamente ao acesso e pesquisas às bases de dados e bancos de dados, disponibilizados pela FPMB;

II - A utilização será por até 60 (sessenta) minutos, prorrogável por mais 60 (sessenta) minutos, se não houver outro usuário interessado no serviço, mediante agendamento no Balcão de Atendimento e apresentação do cartão TIA ou DRT;

III - Não é permitido alterar qualquer configuração dos equipamentos;

IV - Não é permitido utilizar qualquer tipo de jogo nos computadores;

V - Não é permitido utilizar os computadores para digitar textos ou elaborar trabalhos acadêmicos;

VI - É proibido retirar, obscurecer ou modificar quaisquer notificações dos conteúdos das bases de dados sobre direitos autorais ou de outra natureza;

VII - Não é permitido infringir os direitos autorais relativos aos conteúdos das bases de dados;

VIII - É proibido descarregar ou tentar descarregar um ou mais fascículos inteiros de periódicos;

IX - É proibido utilizar mecanismos de cópia direta de bases de dados, como utilitários de cópia de site ou robô de pesquisas/capturas sequenciais.

A Biblioteca não se responsabiliza pela integridade dos arquivos deixados nos diretórios de uso geral dos computadores. Os usuários que infringirem as regras previstas no regulamento serão retirados do local, devendo o Bibliotecário responsável comunicar o fato à Administração Superior competente, sujeitando-se os infratores às normas disciplinares, regimentais e multas correspondentes.

Empréstimo

A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam de acordo com a categoria do usuário, na seguinte ordem:

I - Aluno da graduação e funcionário: 6 (seis) itens pelo prazo de 7 (sete) dias;

II - Aluno de pós-graduação e professor: 10 (dez) itens pelo prazo de 15 (quinze) dias. A Biblioteca não realiza empréstimos a terceiros, mesmo portando a identidade estudantil ou funcional do titular.

Com a finalidade de alertar o usuário, serão expedidas mensagens automáticas para o seu endereço eletrônico, a saber:

I - Um dia antes da data de devolução de materiais;

II - Um dia após a data de devolução, caso esta não se efetive;

III - A cada dois dias, até que ocorra a devolução.

O não recebimento da mensagem eletrônica não serve como justificativa para a não devolução na data correta. É permitido o empréstimo de um único exemplar de cada título por usuário.

O usuário pode reservar os materiais que estiverem emprestados, diretamente no Balcão de Atendimento mediante o número do acervo, nos terminais de consulta ou pela Internet, no catálogo on-line no link www.fpmb.br/biblioteca/, utilizando-se de senha pessoal; o atendimento às reservas obedece à ordem cronológica das solicitações. Ao usuário não é permitida a reserva de materiais que já se encontram em seu poder. Se confirmada a reserva pela Internet, será expedida mensagem ao endereço eletrônico cadastrado pelo usuário, assim que o material for devolvido, permanecendo à sua disposição por 48 (quarenta e oito) horas, advertindo-se que alunos cujo e-mail dispõe de anti-spam, estão sujeitos a não receber a referida mensagem. O acompanhamento da situação do material reservado será feito pelo próprio usuário. A Biblioteca se exime de avisar da disponibilidade do material. Perderá a reserva o usuário que por qualquer motivo não retirar o material no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data da devolução do material à Biblioteca.

A renovação de empréstimo deve ser efetuada na Biblioteca, mediante apresentação do material, até a data do vencimento, nos terminais de consulta, ou pela Internet, até 24 (vinte e quatro) horas antes da data do vencimento, no catálogo on-line no link www.fpmb.br/biblioteca/. A Biblioteca não aceitará a justificativa de atraso na entrega de material bibliográfico, pelo motivo de impossibilidade de acesso à renovação de empréstimo online, e a multa pelo atraso será sempre devida. O empréstimo poderá ser renovado até 5 (cinco) vezes pelo usuário que o fez, desde que não haja solicitação de reserva efetuada por outro usuário.

Não estão sujeitos a empréstimos:

I - Obras de referência, entre elas, dicionários, enciclopédias, legislações, jurisprudências e obras de estudo local;

II - Obras raras, clássicas e as esgotadas, sem condições de reposição;

III - Exemplar permanente de obras que compõe a bibliografia básica. O material emprestado é intransferível e a sua guarda é, a qualquer título, de total responsabilidade do usuário que o retirou da Biblioteca, a quem cumpre zelar pelo cumprimento dos prazos de empréstimos e conservação do acervo.

Empréstimo especial

O empréstimo especial se aplica a alguns materiais que não estão disponíveis para empréstimo domiciliar, podendo ser efetuado mediante análise e autorização do bibliotecário responsável pela Biblioteca, no momento da solicitação.

As condições do empréstimo especial serão definidas pela Biblioteca em comum acordo com o usuário. O usuário que não devolver o material emprestado, no prazo determinado, será penalizado com multa por hora de atraso.

Empréstimo por prazo indeterminado

O empréstimo por prazo indeterminado é facultado às Coordenações da FPMB, administrativas e técnicas e efetuado mediante a requisição do órgão solicitante ou do coordenador. O material emprestado estará sujeito à apresentação anual para inventário patrimonial da Biblioteca. O material não encontrado por ocasião do inventário anual, será reposto à Biblioteca, pelo órgão solicitante.

Sanções

A não observância do prazo de devolução implica o pagamento de multa por dia de atraso, cujo valor será fixado e publicado semestralmente, sendo contado ininterruptamente, incluindo sábados, domingos e feriados, referente a cada volume emprestado.

0 boleto será emitido na Biblioteca e o usuário deverá efetuar o pagamento no prazo de (7) dias e em, seguida, apresentar o comprovante à Biblioteca, para a devida regularização do seu status no sistema.

O boleto poderá ser retirado no Atendimento Financeiro ao Aluno (AFA), no mesmo dia da emissão ou impresso pelo usuário no dia seguinte da emissão pela Internet, no site do TIA, em "Situação Financeira", com exceção dos boletos gerados aos sábados, que somente estarão disponíveis a partir de terça-feira subsequente no referido site.

Se o valor das multas, previstas no caput alcançar valores elevados, pode ser substituído pela doação de livros necessários ao acervo da Biblioteca, indicados e aceitos pelo bibliotecário da setorial.

Em caso de perda, extravio e outras hipóteses de desaparecimento ou dano do material, deve haver a imediata comunicação à Biblioteca onde se efetuou o empréstimo para interrupção de contabilização de multa diária, e a necessária reposição pelo mesmo título, em edição nova e atual, no prazo máximo de dez (10) dias.

Quando se tratar de obra esgotada o Bibliotecário responsável estabelecerá o valor da indenização compatível ao valor estimado da obra ou a reposição por outra similar existente no mercado editorial, cujo pagamento ou reposição se dará no prazo máximo de dez (10) dias.

Ficam suspensos automaticamente pelo Sistema da Biblioteca novos empréstimos até o pagamento da multa prevista no e a devolução ou reposição do material.

Ficam suspensos os serviços prestados pela Biblioteca, tais como Comutação Bibliográfica, entre outros, quando expirado o prazo de 10 dias para cumprimento da obrigação. Os casos suscetíveis de suspensão de empréstimo serão solucionados pelo Bibliotecário.

Multa

Não observar o prazo de empréstimos de materiais – R$ 3,00 por dia de atraso, incluindo sábados, domingos e feriados.

Não observar o prazo de empréstimo especial – R$ 3,00 por hora de atraso

Retirar-se da biblioteca, ainda que temporariamente sem desocupação do armário guarda-volumes; não desocupá-lo até o fechamento da Biblioteca, ficar de posse da chave, deixando o material guardado; desocupá-lo até o fechamento da biblioteca, ficar de posse da chave, deixando o material guardado; desocupá-lo e retirar-se da biblioteca, ainda que temporariamente, sem devolver a chave; perder a chave do armário – R$25,00.

Regulamento

O Regulamento da Biblioteca da FPMB está disponível, na íntegra, CLICANDO AQUI!

Formas de Expansão e Atualização do Acervo

A atualização do acervo é realizada por meio de uma política concisa e coerente com o Plano Pedagógico dos Cursos da Instituição, bem como obedece aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação para as proporções de exemplares por número de alunos das obras indicadas nas bibliografias. A atualização é realizada por meio de novas aquisições de exemplares de títulos de livros, e também de títulos de periódicos tanto para os materiais físicos quanto digitais, sempre respeitando indicações dos coordenadores e professores dos respectivos cursos.

As informações detalhadas sobre o acervo bibliográfico da Instituição, tais como: seleção quantitativa e qualitativa do acervo, aquisição e doação de materiais bibliográficos, intercâmbio de publicações, desbastamento e descarte, avaliação da coleção, entre outros, estão contempladas na Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, disponível, em forma impressa, na Biblioteca e, em forma digital. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR!